sábado, 19 de fevereiro de 2011

Carnaval – Carnival (USA – EUA)

 

Os termos carnaval (do português) e carnival (do inglês) não são falsos cognatos propriamente dito, mas 'carnival' para a maioria dos norte-americanos tem mais uma conotação de parque de diversão com jogos, algodão doce, tiro-ao-alvo, prêmios, pipoca, etc, e de festas parecidas com a festa de São João ou festa de quermesse. 

A palavra 'carnival' é usada de vez em quando no lugar de “Mardi Gras”, mas não muito. No inglês, a palavra 'carnival' se escreve com 'i' em vez de 'a'. A sua pronúncia só muda, essencialmente, pelo fato de que a ênfase na pronúncia é transferida da última letra 'a' para a primeira letra 'a' da palavra, vindo a soar mais ou menos assim: 'cárnaval'.

CARNIVAL IN THE USA (Carnaval nos Estados Unidos)

Nos Estados Unidos o carnaval se resume basicamente na celebração do **Mardi Gras e vários estados celebram o carnaval. (**ver explicação abaixo)

Como no Reino Unido, o calendário de carnaval foi separado do calendário cristão e é celebrado então, no dia do Trabalhador (na 1ª segunda-feira do mês de Setembro).

Ele é chamado de “West Indian Day Parade” ou “West Indian Day Carnival”, e foi fundado por imigrantes de Trinidad, uma das ilhas das Índias Ocidentais que tem um dos maiores carnavais da região do Caribe.

O Carnaval no mês de Setembro é marcado então, por festas, jogos, comidas, brincadeiras e muita diversão.

carnival-party111  carnival 8 carnival-party2

carnival 7  carnival-birthday-party5  carnival6 

carnival-birthday-party3  carnival-birthday-party4  carnival10

carnival9  carnival 11  

Sources: - mauracasanovas.com, - bestbirthday-idea.com, - kaboodle.com,
- birthdaypartydepot.com, - ittleshindigs.blogspot.com, - designdazzle.blogspot.com
- birthday-parties-for-kids.com

**Se o carnaval nos EUA é comemorado em Setembro, então, o que é o Mardi Gras?

Mardi Gras” ou “Fat Tuesday” é uma festa carnavalesca que ocorre todo o ano e significa “Terça-Feira Gorda” em francês (pronunciado 'márdi grá') é o termo geralmente utilizado por todo o país.

Teoricamente a festa começa 12 dias após o Natal e termina na Quarta-feira de Cinzas, ou seja,  festeja-se o Mardi Gras principalmente de 6 de Janeiro (Dia de Reis) até a 4ª Feira de Cinzas.

Mardi Gras refere-se à prática da última noite de comer bem, de comer alimentos gordurosos, saborosos, antes do ritual de jejum da Quaresma, que inicia na 4ª Feira de Cinzas.

Relacionados as práticas populares foram associados com as celebrações religiosas e antes do jejum, obrigações associadas a época de penitência da Quaresma. Em Inglês, o dia é chamado de terça de carnaval, associada com a exigência de confissão religiosa anterior à Quaresma. 

O Mardi Gras começou em Louisiana, feito pelos colonizadores franceses. O primeiro Mardi Gras foi registrado e está datado em 1699. Em algumas cidades dos EUA é chamado de "Mardi Gras Day".

Práticas populares incluem vestir máscaras e fantasias, derrubando as convenções sociais, danças, competições esportivas, desfiles, etc, expressões similares para o carnaval aparecem em outras línguas européias de partilha da tradição cristã.

Em muitas áreas, o termo "Mardi Gras" passou a significar todo o período de atividade relacionada com os eventos comemorativos, do que simplesmente um único dia.

Em Nova Orleans acontece um dos mais famosos Carnavais do mundo. Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas durante todo mês antes de “Mardi Gras”. Neste estado, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas da cidade mais de 50 agremiações, que possuem gigantescos e originais carros alegóricos. Abrigando um grande contingente de imigrantes de todas as partes do mundo, principalmente espanhóis e africanos, “New Orleans” exibe sempre um clima de música e alegria, que explode ainda mais no Carnaval, ou melhor, no Mardi Gras (Terça-Feira Gorda), o maior show ao ar livre do mundo, conforme anunciam as agências de turismo locais.

As cores típicas do Mardi Gras são: o dourado, que significa poder; o verde, que significa fé; e o roxo, que significa justiça. Outros símbolos famosos do evento são as máscaras de drama, a flor de lis e os colares de continhas.

A tradição de nudez do Carnaval de Nova Orleans foi primeiro documentada em 1889, com mulheres mostrando os seios. E hoje é famoso por isso, onde as mulheres, geralmente universitárias, mostram os seios e em troca ganham os colares de continhas.

A estação do festival varia de cidade para cidade, como algumas tradições, outros consideram a data do Mardi Gras três dias antes da 4ª Feira de cinzas.

Em Mobile, Alabama, o Mardi Gras é associado a eventos sociais e começa em novembro no dia de Ação de Graças (Thanksgiving), em seguida, New Year's Eve (Véspera de Ano Novo), seguido por desfiles e bailes em janeiro e fevereiro, comemorando até meia-noite antes das Cinzas.

images  mardi-gras-2006  

MG  mardi-gras-beads  

mardi  images (1)

mardi-gras  MardiGras

Sources:

google.com/img
pt.wikipedia.org

***VEJA MAIS MATÉRIAS SOBRE O CONTEÚDO “CULTURE”,
É SÓ CLICAR NOS LINKS ABAIXO:

Carnaval Reino Unido (Carnival UK)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/02/carnaval-carnival-united-kingdom-reino.html

Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/01/cultura-dia-de-acao-de-gracas.html

Dia de Colombo (Columbus Day)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/01/columbus-day-dia-de-colombo.html

Oração (Prayer)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/01/oracao-prayer.html

Dia dos Namorados / Dia de São Valentim (Valentine’s Day)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/02/valentines-day-dia-de-sao-valentim-dias.html

Dia da Mulher (Women’s Day)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-internacional-da-mulher.html

Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-de-sao-patricio-saint-patrick-day.html

Dia da Mentira (April Fools’ Day)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-da-mentira-april-fools-day.html

Dia da Mentira – Trotes e Atividades (April Fools’ Day – Trick and Activities)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/03/dia-da-mentira-april-fools-day-trotes-e.html

Easter (Páscoa)
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/04/easter-pascoa.html

Easter – Activities (Páscoa – Atividades)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/04/easter-pascoa-atividades.html

Easter – Activities 2 (Páscoa – Atividades 2)http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/04/easter-pascoa-atividades-2.html

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.