Hello Friends!
Hoje o assunto é sobre ensinar inglês para crianças...
Será que existe uma idade exata para a criança aprender inglês, será que elas realmente aprendem, será que é ruim aprender inglês tão pequeno, será que é bom aprender inglês muito cedo, será, será, será???
Então, vou dar minha opinião, é só acompanhar o texto abaixo.
A criança desde pequena é muito capaz de adquirir uma segunda língua, aliás, a aprendizagem de uma outra língua, como o inglês por exemplo, é muito mais fácil e muito mais eficaz quando a criança desde pequena já tem contato com a mesma.
No processo de aprendizagem da criança, sabemos que muitos estudos foram realizados ao longo dos anos, e nesse quesito de aprendizagem destaco aqui a "Neurociência", que trata do estudo do sistema nervoso e suas funcionalidades, no qual é possivel entender o processo de desenvolvimento do ser humano através do cérebro.
Não irei me aprofundar nesse assunto, mas só para relembrar ou para um breve conhecimento com mais clareza, irei citá-lo.
No estudo do cérebro durante a aprendizagem devemos considerar vários fatores, entre eles a idade, pois a estrutura e processamento de informações se modificam com o passar dos anos. As mudanças ocorrem principalmente de uma forma mais acentuada nas primeiras fases da vida.
As fases do desevolvimento são organizadas em grupos:
1) Primeira Infância: de 0 a 6 anos
2) Segunda Infância: de 7 a 11 anos
3) Adolescência: de 12 a 21 anos
4) Vida Adulta: de 22 a 59 anos
5) Terceira Idade: a partir dos 60 anos
De acordo com a Neurociência, a primeira infância está relacionada com a plasticidade do cérebro, a qual representa a fase de maior abertura e absorção para se aprender novas coisas.
A criança nessa fase está em constante receptividade, e esse momento, na minha opinião, é essencial para que elas comecem a adquirir uma segunda língua, por exemplo, lógico que aos poucos, respeitando sua idade, desafios e tempo de aprendizagem.
É na primeira infância que a imaginação da criança está a todo vapor e trabalhar "a Língua Inglesa" de forma lúdica garante uma aprendizagem mais proveitosa e com maior receptividade. É preciso trabalhar a Língua Inglesa de forma que chame muito sua atenção, com coisas que elas gostam de acordo com a idade. Músicas, imagens, histórias, técnicas, recursos tecnológicos, etc, são formas de tornar a aprendizagem delas mais proveitosas.
As histórias interativas - "storytelling" - é bem legal de se trabalhar em todas as fases da infância, pois atinge a imaginação da criança de uma forma bem bacana, ela constrói conhecimentos, porque é ali que ela ouve, presta atenção na história, aqduire novos vocabulários, dá sua opinião sobre os acontecimentos tentando se expressar na segunda língua, passa a compreender as falas em inglês, transmite os sentimentos, e se a história for completada com música ou jogos/brincadeiras, a compreensão será maior e melhor ainda.
Cada fase da vida nos oferece vantagens diferentes no aprendizado.
Os bebês por exemplo, tem um ouvido melhor para os sons, pois no útero da mãe sua audição estava a todo vapor, para esse primeiro contato com a língua, uma dica para apresentar a língua inglesa aos bebês é contar histórias, colocá-los em contato com as canções em inglês, apresentar alguns comandos fáceis para irem tendo o contato com a língua e assim absorvendo a comunicação em inglês para sua futura aprendizagem, assim seu aprendizado se estenderá e fará parte como base das suas próximas etapas do desenvolvimento.
Já as crianças maiores, tem facilidade de agir com a imaginação, falar, se expressar, e assimilar sotaques de nativos, pois não tem vergonha de se expressar em inglês, podemos dizer que elas tentam copiar, imitar e transmitir da forma que ela ouve. Quando ela é colocada em uma sala que só se fala o idoma inglês por exemplo, a segunda língua que ela terá que aprender, ela vai mais rapidamente tentar absorver a língua para se comunicar, para ser entendida pelo grupo na qual está ou também para se expressar com o professor que nesse momento é o que domina a língua.
Colocar a criança em contato com a Língua Inglesa ou um novo idioma de forma "Lúdica", com boas técnicas, e respeitando suas fases e dificuldades principalmente, só contribuirá para que as crianças aprendam mais e mais. Assim, será muito divertido e proveitoso para a criança asssimilar uma outra língua.
O que devemos fazer é colocar a criança para praticar diarimente a Língua Inglesa ou a Lingua Estrangeira, mesmo por poucos minutos, pois assim, todos os dias ela terá contato e absorverá pouco a pouco.
A criança é muito capaz de aprender a língua inglesa desde muito cedo, e essa aprendizagem é muito mais fácil e eficaz quando ela tem a oportunidade de conhecê-la e ter contato nos primeiros anos de vida.
Abaixo, segue apenas algumas dicas para se trabalhar a língua Inglesa com as crianças, mas há muito mais, você pode usar criatividade, procure sempre trabalhar de forma lúdica e que seja interessante para elas, para que assim tenha uma melhor assimilação.
Contação de histórias (Storytelling)
Músicas (Songs)
Rimas, poesias infantis (Nursery Rhymes)
Conversação (Conversation)
Dramatizações (Role play / Dramatic Play)
Jogos (Play)
Artes (Arts)
Crafts (Crafts)
Recipes (Receitas)
MÚSICA: Pesquisas em Neurociência são unânimes em afirmar que a Música desenvolve um papel fundamental no desenvolvimento físico do cérebro assim como no desenvolvimento pleno da existência humana...
Futuramente farei mais postagens para ajudá-los com essas dicas ok.
Espero ter contribuído um pouco com vocês!
Em breve postarei atividades para ajudá-los!
Good Job!
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.