quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Aviação/Aeroporto (Aviation/Airport) – Vocabulário (Vocabulary)


 Algumas palavras usadas na aviação:



Aeroporto – Airport
Asas – Wings   
Avião – Plane, Airplane…
Assento (poltrona)– Seat  
Aeromoça – Flight Attendant, Stewardess, Air-hostess
Atrasado – Delayed
Atraso – Delay
Bagagem – Baggage, Luggage
Botão de chamada de comissários(as) – Call Buton
Bolsa – Bag, Handbag
Bilhete de ida e volta – round-trip ticket
Bilhete de ida – one-way ticket
Bilhete de volta – return ticket
Companhia Aérea – Airline
Corredor – Aisle 
Cabine de Passageiros – Cabin
Cabine de Comando (Cabine de piloto) – Cockpit
Comissário(a) de voo (aeromoça) – Flight Attendant, Stewardess, Air-hostess   
Cinto de segurança – Seat Belt 
Colocar na posição vertical – Put in the upright position    
Check-in – Check-in (local de identificação das passagens e despacho das malas)
Desligar –
Turn Off
Desembarque (chegada) – Arrival (Arrive – chegar)
Embarque (partida, saída) – *Departure
Esteira (de bagagem) – Carousel
Elevador –  Elevator (USA), Lift (UK)
Escada – Stair (plural: Stairs)
Escadaria – Stairway
Excesso de peso na bagagem – Overweight
Fileira – Row
Imigração – Immigration
Janela –
Window
Ligar – Turn On
Luz – Light
Luzes de Leitura – Reading Lights
Mala – Suitcase
Mesinha de Refeição – Tray Table 
Partida, Saída – *Departure
Passaporte – Passport
Passagem (Bilhete de viagem) – Ticket
Passageiro – Passenger
Prender, apertar (cinto de segurança) – Fasten (Seat Belt)
Piloto – Pilot
Portão – Gate
Saída de Emergência – Emergency Exit
Seguro – Insurance
Trancar, travar – Lock
Tripulação de Bordo, Cabine de tripulação – Cabin Crew
Tripulação – Crew
Voo – Flight
Voo doméstico – Internacional domestic / International flight.

Shuttle Service – veículo que liga o aeroporto a pontos estratégicos da cidade (ônibus, van, etc…)

the airport shuttle -
o ônibus para o aeroporto


 

Algumas frases importantes para uma Viagem Internacional / Aeroporto:


 

O voo está atrasado. – The flight is delayed.

Levantar vôo (decolar) – to take off

O avião ainda não levantou vôo – The plane hasn’t taken off yet.

Onde é o terminal nº1 ? – Where is terminal number one ?

Onde é o portão número 2 ? –  Where is gate number two?

Onde é o check-in? – Where is the check-in?

Onde é o setor de bagagens? – Where is the baggage claim?

Onde é o embarque / desembarque ? – Where is the departure / arrival?

Eu gostaria de sentar no corredor / na janela. – I would like an aisle / a window seat.

A que horas é o embarque? – What is the departure time?

Perdi meu cartão de embarque – I lost my boarding card.


At the airport - No aeroporto


Controle de passaportes
(
Passport Control)

passport-control-in-laos

O seu passaporte por favor. – Your passport please. 

Aqui está o meu passaporte. Here is my passoport. 

Por que você esta aqui? – Why are your here?

Porque… eu estou de férias. – Because… I am on vacation.

Eu estou aqui a negócios. – I'm here on business.  

Estou de passagem. – I'm just passing through. 

Eu vou fazer um curso. – I'm going to take a course.

Eu sou turista. – I'm a tourist.

Para onde você vai? – Where are you going?

De onde você vem? – Where do you come from? 

Por quanto tempo você pretende ficar aqui? – How long do you intend to stay here?

Eu ficarei por uma semana. – I'll be staying for a week.

Eu ficarei por um mês. – I'll be staying for a month. 

Eu ficarei por quinze dias. – I'll be staying for fifteen days.
 


Customs – Alfândega



Você tem alguma comida com você? – Do you have any food with you? 
Eu não tenho nenhuma comida comigo. – I don't have any food with me.   
Não, mas eu tenho uma garrafa de vinho. – No, but I have a bottle of wine.

Você está carregando alguma coisa pontiaguda? – Are you carrying anything sharp?
Não, eu não estou – No, I'm not!

Você tem alguma coisa a declarar? – Do you have anything do declare? 
Não, não tenho, eu tenho apenas roupas usadas em minha mala.
No, I don't. I have only used clothes in my suitcase

Quantas malas você está carregando? – How many suitcases are you carrying?
Duas malas/bolsas. –Two suitcases/bags. 
Apenas esta bagagem de mão. – Only this hand baggage/luggage.

Você pode abrir esta mala, por favor? – Can you open this suitcase/bag, please?


Se precisar saber quando haverá outro voo:

Por favor, onde é o balcão da companhia aérea “X”?
Please, Where is the X airline counter?

A que horas sai o próximo voo para “X”?
Please, What time does the next flight to “X” leave?

Quando é o próximo voo para o Brasil? – When is the next flight to Brazil?

Que horas o voo sai? – At what time does the plane leave?


Comprar uma passagem:

Por favor, onde posso comprar passagens? –  Please, Where can I buy tickets?
 
Quanto custa uma passagem para uma pessoa na classe econômica / na primeira classe / na classe executiva?
How much is a ticket to a person in economy class / first class / business class?

Quanto custa a passagem para duas pessoas na classe econômica / na primeira classe / na classe executiva?
How much is the ticket for two people economy class / first class / business class?

PERSON – PESSOA (SINGULAR) – a person = 1 pessoa
PEOPLE – PESSOAS (PLURAL) – two people = 2 pessoas

Quanto custa uma passagem de ida e volta para …? 
How much is a round-trip ticket to …? 

bilhete/passagem de ida e volta – round-trip ticket (USA), *return ticket (UK)
bilhete/passagem de ida – one-way ticket
bilhete/passagem de volta – *return ticket



Se desejar escolher a sua poltrona no avião:


Eu quero / Eu gostaria de um lugar na janela / no corredor / no meio."
I want a window seat.
I would like an aisle seat. 
I want a middle seat.

 

Problemas com a mala? Se você perder suas bagagens não saia da área das esteiras, depois pergunte:

Baggage Claim – área no aeroporto onde as malas são recolhidas pelos passageiros depois da viagem (nas esteiras).

Onde é o setor de bagagem extraviada?
Where is the lost Baggage office? 
                      or / ou
Where is the lost Luggage office?

Onde fica o setor de achados e perdidos? – Where is the lost and found sector?

Eu não encontrei minha bagagem. – I have not found my luggage.

Quantas malas você tem? – How many suitcases do you have?

Eu tenho duas malas. –
I have two suitcases.

Minha mala foi danificada na viagem. – My suitcase was damaged in transit.

Por favor, aguardem a bagagem aqui. – Please, wait for baggage here.

 



Procurando um carrinho para as bagagens:

Onde posso arrumar um carrinho? – Where can I get a cart?


Se você precisar trocar o dinheiro pela moeda do país, pergunte:

Onde eu posso trocar dinheiro? – Where can I exchange money? 
Currency Exchange – Câmbio


Para alugar um carro, dirija-se ao balcão de informações do aeroporto:

Onde eu posso alugar um carro? – Where can I rent a car?

O que eu preciso? – What do I need? 

Para saber onde há uma lanchonete e internet, diga:

Onde fica a lanchonete / restaurante? Tem wi-fi lá dentro?
Where is the coffee shop / restaurant? Does it have wi-fi?


Se precisar de um mapa da cidade, vá ao balcão de informações e peça:

Você pode me dar um mapa, por favor? Could you give me a map, please?

 


Se precisar de telefone pergunte:

Por favor, onde ficam os telefones? – Please, Where are the telephones?

 

Se precisar de táxi ou ônibus pergunte:

Onde eu pego um táxi? – Please, Where do I get a taxi / cab?

Onde posso pegar o ônibus? – Please, Where do I get the bus?

Ponsto de ônibus – Bus Stop

Sources and adaptations: (Fontes e adaptações)

google imagens

dca-learning.com

meioaereo.com

flyhigh-rs.com.br

artigonal.com

brazilianabroad.com

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.